Gruta do Monge – Lapa PR

Avaliação:
3/5 (2)

Resolvemos visitar a cidade Lapa, que fica a 60Km de Curitiba. Cidade com muitas histórias, onde se destacam principalmente a guerra "Cerco da Lapa", e a história do Monge José Maria D'Agostinis, que dedicou boa parte da sua vida à meditação, oração e ajuda aos fiéis, que o procuravam para curas milagrosas. O local em questão é onde o monge escolheu para passar boa parte da sua vida, em contato com Deus através da natureza.

Entrada da Gruta

Realmente o local é muito bonito, proporcionando uma sensação de conforto e calma. A história do local diz que o monge fincou uma cruz, e nesse ponto brotou uma fonte onde acredita-se ser milagrosa. A gruta em si é uma fenda, alcançada após percorrer um caminho em meio a natureza.

Banner da Reforma

Atualmente esse caminho está sendo reformado, e boa parte está pavimentado e protegido. O local conta com uma beleza natural, mas que foi alterada significativamente, de forma negativa, quando foi plantado mudas de pinus e eucalipto, alterando a mata nativa e praticamente extinguindo-a.

Vista da escarpa

O parque fica em um região definida como Escarpa Devoniana, que é uma formação geológica de arenitos, e define bem a mudança do primeiro planalto para o segundo planalto Paranaense. O turismo religioso fez com que a exploração do parque fosse feita sem controle e sem um estudo de carga, saturando o local com quiosques, restaurantes e bares, sem a estrutura e controle necessários.

Posto da Policia Ambiental

Desde 2009 o parque está em reforma, chegando a ficar totalmente fechado para o público. Atualmente está fechado para carros, mas liberado para visitas a pé. Logo na entrada existe um posto da Polícia Ambiental, onde devemos deixar o carro e seguir a pé.

Parte do Trajeto

É uma caminhada tranquila até a gruta, por um local bem natural e seguro. Passamos por várias fontes de água que descem pelas pedras. Alguns trechos são mais complicados de passar, mas nada que canse muito.

É um passeio para se fazer com a família, muito tranquilo e armonioso. Ótimo para dias bonitos, até ensolarados, pois boa parte do trajeto é protegido dos sol pela própria natureza. Evitar somente os dias de chuva, levar água e alguma coisa para comer, pois o local não conta mais com lanchonetes. Possui banheiro e torneiras.

Mapa:

Wikiloc

 

Dificuldade:
Natureza: 
4x4: 

Vote:

Posted in Passeios and tagged , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *